Discografia
Nininho Tomás e Adelmário Coelho – Lançamento 2024
CD “Impar” O Quinto Trabalho – 2011
Neste novo trabalho coloquei o nome de “Impar”, pelas seguintes razões: Este é o meu 5º CD e foi produzido no mês 7 do ano 2011, quando ocorre um fato inusitado: Este ano, o mês de julho terá 5 sextas-feiras, 5 sábados e 5 domingos. Isto acontece uma vez a cada 823 anos e nós nunca mais veremos um mês de Julho como em 2011 ou alguém de nós viverá mais 823 anos? Estes anos são conhecidos como ‘money bags’.
As coincidências continuaram, pois viajei para Juazeiro-BA para colocar a voz em meu 5º CD, no 5º dia da semana e voltei no 9º dia do mês 7, coloquei voz em 01/07. O CD contava com 16 faixas e por um problema técnico ficaram apenas 15 faixas e, por fim, as fotos para o CD foram feitas em um stúdio em um prédio de número 69,no dia 23.
Enfim, desde o início tudo aconteceu com números impares e sem nenhum planejamento. Pura coincidência, razão pela qual resolvi dar nome ao CD de “Impar”. Sei que este novo trabalho será muito abençoado por Deus, nossa força maior e que está sempre no controle de tudo!
Ouça todas as Músicas abaixo
1 – Amor na Palma da Mão (Nininho Tomás)
2 – Aquele Amor (Nininho Tomás) com a Participação de Luiz Caldas
3 – Na Sombra do Umbuzeiro (Nininho Tomás/Gereba Barreto)
4 – Sou tudo quiser (Nininho Tomás)
5 – Anunciação (Alceu Valença)
6 – Meu Sertão Mudou (Nininho Tomás)
7 – Porque te Achei e me Perdi (Nininho Tomás)
8 – Eu vim de Longe (Nininho Tomás)
9 – Sentimento Alegre (Nininho Tomás/Ailton Lima)
10 – Sabiá (Luiz Gonzaga/Zé Dantas)
11 – Paisagem do Sertão (Nininho Tomás)
12 – A Imagem de um Guerreiro (Zequinha do Violão)
13 – Meu Porto Alegre (Nininho Tomás)
14 – Todo Mundo vem de Luiz Gonzaga (Nininho Tomás) com Participação de Nilton Freitas
15 – Frevo Mulher (Zé Ramalho)
Veja Lançamento do CD “Impar” na Rádio Nativa com Mano Véio e Mano Novo
CD Rural Urbano – 2013
Depoimentos:
Telito Rodrigues e Carlos Silva: “O cantor e compositor Nininho Tomás (O Caymmi do Sertão), lança seu novo CD Rural Urbano. Tu estás de parabéns cantador, suas canções são belas. Como diz Carlos Silva, és um expoente da sua terra e da sua gente. Tu trás a expressão do sertão através do seu cantar sincero. Esse novo CD tem essa mistura de ritmos, sertanejando e urbanizando a sensibilidade do seu povo. Precisam ver!”
Shila Joaquim (Atriz e Artista Plástica): “Nininho Tomás, êta matuto bão! E finalmente recebi o último trabalho de Nininho. É um álbum duplo contendo um DVD e um CD com uma capa primorosa de Gildemar. O CD traz uma coletânea das composições gravadas em outros trabalhos, já o DVD é o documentário feito por Hermano Penna. Tudo muito bem tratado, tudo muito humano e familiar.
São belas composições que dão uma dimensão do modo pelo qual Nininho enxerga o mundo, uma forma bem peculiar de identificar o amor e a mulher com elementos da natureza, a ligação do sentimento de tristeza e solidão com a devastação e a citação do elemento água como fonte de vida e prazer, mas, sem levantar bandeiras ou demonstrar engajamento político ideológico! É só a arte de Nininho e o modo pelo qual ele, como artista, se relaciona com o mundo. Parece a mim que tudo em Nininho é sentimento, carne viva e fremente. Aquela sertanidade mista de imensidão e intimidade.
Uma das razões que aprecio o trabalho é por me fazer lembrar do valor do cotidiano. Meio Câmara Cascudo, meio Cora. Essas miudezas da vida sempre me interessaram. Já descobri que tudo que é grande é só um monte de coisinhas pequenas. Outro elemento charmoso no trabalho é a sua maneira de se identificar e se localizar como individuo, dizendo sempre de onde vem, o que gosta e o que lhe toca. Além disso, esse artista tem um poder de aglutinar a sua volta gente de muita qualidade. No trabalho pode-se ouvir Gereba, Aleno Farias, João Bá, entre outros. Na verdade penso eu que Nininho é o matuto mais sofisticado que conheço, pois seu trabalho não é só mais um CD, mas, sim um trabalho em sintonia com o nosso momento, que vem com preocupação visual, musical e social além, é claro, de criar redes com outros artistas. Nininho, literalmente, afina-se com o mundo.
O DVD é um documentário tocante onde temos uma ideia mais clara do que é Nininho e o ambiente que o fez artista, sua identidade e suas referências, pois conhecer Uauá, cidade do sertão da Bahia, é conhecer um pouco de uma das histórias mais marcantes do Brasil que foi a Guerra de Canudos. Nininho ainda não foi no Faustão e nem seu DVD tem chamadas nas emissoras mais assistidas, mas sua grandeza de artista desponta diante de alguns olhos mais atentos. Com certeza vale a pena conhecer seu trabalho e provar de sua sertanidade, pois ouvir Nininho Tomás é atrever-se a SER TÃO!”
CD “Coletânea, Eu Vim de Longe” – 2008
Depoimento:
João Suassuna (Escritor) “Gostei muito do CD e DVD do Nininho. A região de Uauá, na Bahia, terra do bode, é magnífica e o Nininho não só dignificou, mas difundiu também, e com muita maestria, a cultura do povo nordestino, na terra da garoa. Abraço fraterno.
CD Pirilampos – 2006
Depoimento:
Hermano Penna (Cineasta): “As estrelas no céu, os pirilampos na terra”. O sertão tem muitas vozes. Antigas e novas. Nininho Tomás é uma novíssima voz na eterna missão de descobrir e cantar o sertão. É novíssima não por ser recente, é tal pelo que diz. Como poucos, Nininho, sabe se utilizar das coisas simples da caatinga para transformá-las em imagens poderosas que falam da alegria, dores, dúvidas e esperanças de sua gente. Na sua música podemos sentir o prazer da sombra do umbuzeiro, a beleza dos pirilampos tentando reproduzir na terra o infinito manto de estrelas do céu de Uauá. Mas, nela também ressoa a grande saga do homem que abandona sua terra para viver os desafios da cidade grande. A sutileza das coisas do sertão cede a fúria do trânsito, o barulho da cidade grande. A música de Nininho é novíssima porque nasce da consciência da dificuldade e da luta e nunca do sentimento de derrota. Foi pensando assim que utilizei sua música e sua presença no meu filme “São Paulo de Uauá”. Artista, amigo, mestre e profeta de sua gente. Que Nininho continue conquistando novos corações, como fez com o meu, com sua arte!”.
CD “Na Sombra do Umbuzeiro” – 2004
Depoimentos:
Paulo Betti (Ator): “O que mais me agrada em minha profissão é conhecer artistas como Nininho Tomás ! Ouvi seu disco anterior e adorei! Nininho canta sua terra e sua gente com a ligação direta com a alma do povo que só os mais humildes e populares conseguem. Viva o trabalho de Nininho Tomás”.
João Bá (Poeta, Ator, Cantador, Compositor, Menestrel…): “Este disco está tão Puro, que até me parece uma gota de orvalho na fulô no Pé da candeia de manhã bem cedinho”.
CD “Eu vim de Longe” – 2002
Depoimento:
João Bá (Poeta, Ator, Cantador, Compositor, Menestrel…): “Todo Nininho de Passarinho tem filhotes penando, sonhando com a vontade de Voar e cantar é igualzinho meu amigo Nininho Tomás, que deve que pode tecer e cantar. Assim o nosso sertão será muito mais bonito”.
CD Parceria – 2001