Biografia
Biografia Nininho Tomás
Nascido Givaldo de Almeida em 08 de Setembro de 1974, em Sítio do Tomás no município de Uauá, Alto Sertão Baiano, cercado de incertezas, dificuldades e doenças. Antes dele 6 irmãos haviam morrido. Ele ter conseguido escapar foi um grande milagre. O menino cresceu em meio a natureza caatingueira, brincando, correndo em meio a simplicidade da caatinga, entre o paupérrimo e o lúdico, entre a escassez, o abandono e a magia gigantesca de um Sertão riquíssimo em detalhes que marcou profundamente e fascinou visceralmente para sempre o garoto. Ele não pôde estudar, só teve a possibilidade de aprender a ler e a escrever numa fazenda de um Padre chamado Don Jacques.
Aos quinze anos, em 1.989 Nininho foi para a capital São Paulo. Ao chegar em SP foi trabalhar na mansão de um grego, fazendo Serviços de Paisagismo e Jardinagem. Ao assoviar no jardim da Mansão, o dono da casa e seu Patrão Sr. Constantino, percebendo a afinação do empregado disse: “Você assobia muito afinado e quem assobia afinado tem dom prá música, porque você não compra um violão? Você vai aprender facilmente…”
Após comprar o Violão, Nininho foi procurar um professor e encontrou o Hélio Braz na Rua Pedro de Toledo, ao lado do Hospital São Paulo. Após fazer duas aulas, ele já aprendeu a tocar as primeiras músicas e já começou a compor. A sua primeira composição foi “Eu vim de longe”.
Em 1997 Nininho conhece o grande Artista Gereba Barreto, estabelece uma grande amizade com aquele que também veio a ser um de seus grandes Parceiros e seu Padrinho Musical.
Em 1998 com 24 anos, Nininho voltou a estudar em São Paulo, já com muitas composições, que logo foram descobertas pela sua professora de História e Ciências, que começou a utilizar as canções como rico material didático em Sala de aula, dispensando assim(segundo ela) grandes Artistas como: Caetano Velozo, Belchior, Gilberto Gil e outros. Um fato interessante, Nininho estava cursando a Segunda Série primária e suas canções começaram a ser usadas pela professora em suas Aulas para os alunos do Segundo Ano do Ensino Fundamental.
Neste mesmo ano de 1998, Nininho conhece o grande Poeta e Multi Artista João Bá, aquele que também veio a ser grande amigo, Parceiro e seu Padrinho Musical.
Em 1999 Nininho mudou-se para Itapecerica da Serra(Cidade da grande São Paulo), onde conheceu o mineiro César Di, Constituíram grande amizade e forte Parceria Musical, juntos compuseram várias canções, entre elas: “Essência Oculta”, que mais tarde veio a entrar na Trilha Sonora de um filme(TV Cultura), do renomado Cineasta Hermanno Penna.
Em 2001 Nininho lança o seu primeiro CD, um trabalho autoral, produzido de forma independente, artesanal e em caráter experimentalista. Foi um projeto que se chamou “Parceria” e que ele gravou com um amigo, o mineiro César Di (Hoje um Artista “Referência do FOLKROCK Místico” na Música). Foram 11 faixas, sendo 5 canções cantadas por cada um dos Artistas e uma outra canção onde os dois amigos cantaram juntos. Foram feitas 1.000 cópias pela Zona Franca de Maus. É hoje um trabalho raro, pouquíssimas pessoas o tem e é muito interessante o seu conteúdo.
Em 2002 Nininho Lança o segundo trabalho(O primeiro dele sozinho), chamado “Eu vim de longe”. Contando com as participações muito especiais de Gereba Barreto, João Bá, Hélio Braz e Mariane Reis.
Em 2004 Nininho Lança o terceiro trabalho, “Na Sombra do Umbuzeiro”.`Este CD foi arranjado e produzido pelo Mestre Gereba Barreto, que também tocou viola e cavaquinho, além de Participar Cantando com Nininho em “Na Sombra do Umbuzeiro(Faixa 01), e “Saudade de Monte Santo”(Faixa 05). O CD teve ainda a participação do Mestre e primeiro ídolo de Nininho, o Cantador Caatingueiro Janjão(Faixa 11), e teve “Minha fulô de Liz”, canção composta em Parceria com o Mestre Poeta João Bá(Faixa 08). Um trabalho primoroso e de sonoridade requintada e especial, trouxe na capa os depoimentos do Ator Global Paulo Betti e de João Bá.
Ainda em 2004 Nininho fez uma participação especial cantando sua música “Raridade” na Novela Metamorphoses da TV Record (Em Rede Nacional).
Em 2005 Nininho Esteve novamente nas telas do Brasil, a TV Cultura exibiu em Rede Nacional o Filme: “São Paulo de Uauá”, um Documentário do Premiadíssimo Cineasta Hermano Penna. Nininho Tomás Participou deste Lendário Filme Contando sua história de Vida e mostrando o lugar onde nasceu e foi criado no interior do Alto Sertão Caatingueiro, no Sítio do Tomás, Município da cidade de Uauá/Bahia. O Artista apareceu também tocando e cantando suas Canções, e ainda teve mais 2 de suas Músicas: “Essência Oculta” e “Gente Sofrida”, na trilha Sonora.
Em 2006 Nininho Lança “Pirilampos”, o seu quarto trabalho. Um CD de forró autêntico pé de serra com participações especiais de Gereba, João Bá, Joab Morais, Arleno Faria e da cantora Uauaense Silvany. O Disco teve uma capa muito especial, produzida pela Artista plástica Shilla Joaquina e trouxe o depoimento do Cineasta Hermano Penna. O Lançamento deste trabalho foi no Lendário teatro da histórica Cidade de Embu das Artes, num grande show com Participações ao vivo de Gereba, João Bá, Joab Morais e Silvany.
Em Março de 2007 Nininho Participou de um Evento Histórico: “60 Anos da Asa Branca”, na Praça da Sé em SP, juntamente com a rainha do forró Anastácia e a cantora do grupo Bicho de Pé, Janaína Pereira, Joel Marques, Banda de Pífanos de Caruaru, Trio Virgulino, Carlos Randall, Valdeck de Garanhuns e outros grandes Artistas, com a Organização e Coordenação do Renomado Jornalista Assis Ângelo.
Em Maio de 2007, Nininho foi o principal Criador(juntamente com alguns amigos), de um Projeto chamado “Encontro Uauá São Paulo”, o Projeto cresceu muito e levou Nininho a se tornar um grande Parceiro de Mano Véio e Mano Novo(os maiores Divulgadores da Cultura e da Música Nordestina em São Paulo), Locutores Radialistas, apresentadores de sucesso absoluto nas madrugadas de uma das maiores Rádios do Brasil, a Nativa FM. O Sucesso foi tanto que esta ideia de “ENCONTROS” potencializada por Nininho Tomás, acabou se tornando um grande ‘MOVIMENTO NACIONAL”, criando assim uma espécie de “FEBRE DOS ENCONTROS”… O Artista Criador de vários Encontros e Maior Divulgador deste “MOVIMENTO”, Nininho Tomás é o Responsável por tornar os “ENCONTROS” um grande sucesso de Mídia, um grande fenômeno em SP e Brasil afora…
Em 27 de Janeiro de 2008 Nininho Lança o Projeto: “Encontro Euclides da Cunha em São Paulo, com a Presença do Povo de Uauá”, em Parceria com o Empresário Cléber Brito. Este foi um Projeto que chegou a ter 5 Edições em 5 Anos Consecutivos.
Em 2008 Nininho Lança o CD “Coletânea, Eu Vim de Longe”. O Trabalho inclui “Raridade”(Trilha Sonora da Novela Memorphoses da TV RECORD), Incluindo “Na Sombra do Umbuzeiro”, “Essência Oculta”, “Meu Lugar”, “Gente Sofrida” (estas 4 canções que entraram no Filme “São Paulo de Uauá” da TV Cultura)… e teve como Convidados: Gereba, João Bá, Arleno Farias, Carlos Silva, Mariane Reis, Hélio Braz e Silvany. O CD trouxe ainda o Depoimento do escritor João Suassuna.
Em Junho de 2010 Nininho Tomás lança o “PRIMEIRO ENCONTRO DOS MINEIROS EM SÃO PAULO. O Projeto foi Idealizado com seu grande Parceiro de Composições, cúmplice no mundo das Artes e da vida(o mineiro e Amigo César Di), e ainda com os Radialistas Mano Véio e Mano Novo(Rádio Nativa FM), com extensão a Rádio Imprensa FM. O Evento foi um grande sucesso e contou os shows de: Sílvio Brito e Buzão do Forró, além dos Shows dos amigos César Di, Nininho e de outros grandes Artistas.
Ainda em 2010 Nininho Participou Cantando 2 de suas Canções(“Sentimento Alegre” e “Aquele Amor”) no Troféu Super CAP de Ouro, um Mega Evento do chamado “Oscar Brasileiro” ao lado de grandes ícones da Música brasileira como Roberta Miranda, Pe.Fábio de Melo, Giovanni (Dupla Gian e Giovanni), apresentadores de TV como Marcos Mion, Celso Portiolli, Yudi… e grandes Atores como Elias Gleizer, Paloma Bernardi, Sérgio Hondjakoff, Esther Góes…
Em 2011 Nininho Lança o trabalho “Impar”, produzido em Juazeiro/BA e trouxe a Participação do Ícone e grande nome da Música brasileira Luiz Caldas, Cantando com Nininho a música: “Aquele Amor”.
Ainda em 2011 no dia 21 de agosto, Nininho fez um Show em São Paulo, no Mega Evento produzido por Mano Véio e Mano Novo da Rádio Nativa FM, o famoso “Bahia Sampa”. O Evento contou com outros grandes e importantes nomes da música brasileira como: Amado Batista, Edigar Mão Branca, Banda Rouge, Banda Djavú, entre outros. E Nininho Tomás aproveitou e fez neste dia, o Lançamento de seu Novo CD “Impar”.
Também em 2011 Nininho Tomás lança em São Paulo, juntamente com a Jornalista Gaúcha Ângela Maria Pereira, o primeiro encontro do povo Sul em São Paulo. Foi um evento histórico e superou todas as expectativas, tendo como Patrono o grande mestre Paixão Côrtes e que foi apadrinhado pelo carismático e talentoso Gaúcho da Fronteira, que veio à São Paulo especialmente para realizar o Show e batizar este encontro, que contou com apresentações de Joel Marques, Luiz Cardoso e outros grandes Artistas.
Em 11 de dezembro de 2011 Nininho Lança o Projeto: “Encontro dos Povoados de Uauá em São Paulo. Foram realizadas 3 edições em 3 Anos seguidos.
Em Janeiro de 2012 Nininho Lança o Projeto “Primeira Festa do Bode de Uauá em São Paulo”, em Parceria com o empresário Lilito.
Em abril de 2012 Nininho Tomás Realiza um grande show juntamente com a Banda 100 Parea, Zezinho Barros e outros Artistas no “1º Encontro dos Baianos de Lagoa do Pires em São Paulo”.
Ainda em Junho de 2012 Nininho lança o Projeto “1º São João de Uauá em São Paulo” em Parceria com Lilito (mais conhecido como “Cabeça”) de Lagoa do Pires-Uauá-BA. O artista Baiano realizou um grande show juntamente com Acácio (o ferinha da Bahia) e outros grandes artistas.
Em 2013 Nininho Lança o CD “Rural Urbano”, Um trabalho com uma sonoridade que fica entre o acústico e o Elétrico, onde o Artista procura mostrar a mistura da sua Ruralidade Caatingueira com a sua também admiração pela parte Urbana.
Em 14 de Agosto de 2014, Nininho Tomás recebe o troféu “O Nordestino”, juntamente com o grande Frank Aguiar, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, promovido pela ANESP. Um reconhecimento pelo seu grande trabalho de realização e organização de vários encontros de baianos em São Paulo, pela incansável divulgação e apoio dos eventos relacionados ao povo nordestino em Sampa, por cantar sua gente e sua terra.
Em 10 de Maio de 2015 Nininho realiza um show que parou a Zona Leste de SP, ao lado de Adelmário Coelho(O Maior Forrozeiro do Brasil) e outros grandes Artistas,. Foi o “4º Encontro dos Baianos de Lagoa do Pires e Região”.
Em Agosto de 2015 Nininho realiza show espetacular, ao lado de Adelmário Coelho(O Maior Forrozeiro do Brasil) e outros grandes Artistas, na “Segunda Festa do Bode de Uauá em São Paulo”.
Em 2016 Nininho Inaugura o seu Espaço “Cantinho do Nininho”, um Espaço Mágico Cultural no meio do Sertão Caatingueiro, Localizado no Sítio do Tomás, município de Uauá, no Estado da Bahia/Brasil. O “Cantinho do Nininho” está incorporado em uma área de 40 mil m², com quase um milhão de metros quadrados de caatinga preservada e possui toda infra-estrutura necessária para grandes eventos. A festa de Inauguração aconteceu dia 02 de abril de 2016, Com um mega show de Adelmário Coelho(Um dos maiores forrozeiros do Brasil), Show do Próprio Nininho Tomás e dos renomados cantores: Gereba Barreto, Rabelo Gonzaga, Carlos Silva, Pedro Sampaio, Acssys, com participação de Cláudio Barris e Kavachão, além da Animação e apresentação do carismático Chico Mocó.
Em 2017 Nininho Participou do Filme: “Carrossel da Imaginação – JOÃO BÁ NO IJC”. Um Documentário muito especial onde Nininho Participou Cantando e Contando sua Parceria com o seu grande Mestre João Bá.
Em 2019 Nininho Lança um DVD de estúdio, “Sou da Mata Branca”. Um trabalho Voz e Violão, trazendo novamente o Mestre Gereba Barreto nos Violões e Nininho nos Vocais.
Em 2022 Nininho lança 4 Canções e 3 Clipes Oficiais em seu Canal do Youtube e em suas Redes Oficiais na Internet. As Canções foram todas compostas na Pandemia de COVID 2019: “A Nova Era, a Nova Lei”, “Caminho do Meio”, “Nosso Planeta é um grande Hospital” e “Mulher da Boca grande é Sucesso”.
Em 2023 No dia 30 de Abril, Comemorando o “Dia Nacional da Caatinga”, Nininho lançou o seu Projeto: Soul da Caatinga”, foi um show maravilhoso e Emocionante no Tonton Jazz em São Paulo. O evento foi um sucesso total e repercutiu de Norte a Sul, tendo em vista a importância do projeto e do tema, culminando com a homenagem “MOÇÃO DE APLAUSOS recebida em 02 de Maio de 2023, da Câmara dos Vereadores do Município de Uauá-BA”, pelo reconhecimento dos mais de vinte anos que Nininho Tomás vem divulgando o sertão caatingueiro.
Em 2024 Nininho Realiza O “Segundo Soul da Caatinga” que aconteceu dia 28 de abril(Dia Nacional da Caatinga). Já por 2 anos consecutivos o músico vem reunindo seu povo e seus fãs num concerto que tem encantado milhares de pessoas em São Paulo, e neste ano o Projeto contou com a Presença Ilustre do Prefeito de Uauá (Cidade Natal de Nininho), que veio diretamente da Bahia juntamente com outras Autoridades locais, exclusivamente para o Evento.
Também em 2024 Nininho lança 3 Canções Inéditas em suas Redes Oficiais na Internet, são elas: “A Ponte do Vaza Barris”, “Para o Deda da Arte Kuka” e “Cachaça Quebra Facão”.
Em agosto de 2024 Nininho lança uma nova gravação e um Clipe da Música: “Sou da Mata Branca” em suas Redes Oficiais na Internet.
Ainda em 2024, Após o Evento foi Lançado o Documentário: “SOUL DA CAATINGA”, que mostra Nininho Tomás, primeiro lá no interior da Bahia em seu espaço “CANTINHO DO NININHO” no Meio da Caatinga EM SÍTIO DO TOMÁS, Uauá/Bahia, onde o Artista mantém uma Reserva Caatingueira preservada. MOSTRANDO TODA A ÍNTIMA LIGAÇÃO DO ARTISTA COM ESTE BIOMA. E o DOCUMENTÁRIO mostra também o Artista em sua organização e Realização do Mega Evento, “O SEGUNDO SHOW “SOUL DA CAATINGA”, que acontece todo ano em comemoração ao Dia NACIONAL DA CAATINGA(28 de abril), com a presença de muitos Artistas, de Autoridades. Trazendo ainda inúmeros depoimentos de grandes Caatingueiros, Entusiastas da causa e Amigos.
Ainda em 2024 Nininho foi Contratado pela Prefeitura de sua Cidade Natal e Realizou um Show histórico e muito aguardado e aplaudido pelo seu povo, no dia do Aniversário de 98 Anos de Uauá/BA. O Show aconteceu no dia 09 de julho na Concha Acústica, no Centro da Cidade. Um Sucesso Absoluto.
Também em Setembro de 2024 Nininho Lançou nova gravação de “Sou da Mata Branca” com a Participação de Adelmário Coelho(O Maior Forrozeiro do Brasil)., em seu Canal do Youtube.