Matéria do dia 2 de junho de 2013
Estamos nos aproximando dos “festejos juninos”, cujo nome da festa está diretamente vinculado ao mês de junho. A decoração característica das cidades com as suas bandeirolas coloridas a tremular intensamente, as novenas na igreja, as danças alegres, as comidas típicas originadas do milho, os fogos, as fogueiras e as músicas caipiras, são alegorias indissolúveis e marcantes das comemorações.
No caso de Uauá o São João tem componentes bem exclusivos e particulares, visto que após cada novena se realiza a “Entrega de Ramos”, em cortejo alegre até a casa do líder do grupo ou segmento encarregado da festa no dia seguinte (exemplo: os casados, os motoristas, os comerciantes, etc.); às 05:00h da manhã acontece a tradicional Alvorada, em festiva caminhada pelas ruas da cidade, iniciando e terminando na porta da Igreja Matriz, com participantes de todas as idades, e é realizada por grupo de forrozeiros com banda sob o comando de Zé de Auto, cantando e dançando o legítimo e puro forró que enaltece a terra, através das músicas do compositor Cavachão, principalmente; ao meio-dia, a banda da alvorada circula novamente pelas ruas da cidade, já com um cortejo menor de forrozeiros; em 22 de junho, realiza-se o “Dia dos Vaqueiros”, com grande desfile de vaqueiros em suas montarias; bem característica, também, é a Banda de Pífanos, que não somente circula pelas barracas durante a festa, como sai à frente da Alvorada e do cortejo do meio-dia, anunciando o grupo alegre que vem em seguida.
É uma festa típica tão importante e de tanta tradição no nordeste do Brasil, que chega até a interferir no calendário escolar, visto que há férias intermediárias no mês de junho, diferentemente do sul do país cujas férias acontecem no mês de julho.
O São João de Uauá se diferencia dos demais festejos de São João por sua Banda de Pífanos e por sua tradicional “Alvorada”, onde o povo invade as ruas na madrugada durante os 10 dias de festa, cantado músicas, em louvor ao padroeiro da cidade, São João Batista, e resgatando suas tradições.
Uauá continua inovando em tudo. Neste ano o município irá oferecer um serviço diferenciado de táxi durante os festejos juninos que acontecem na cidade. “O Jeque Táxi”, um serviço que utiliza o jegue como transporte será oferecido durante os festejos. A ação promovida, é uma alternativa para os turistas e moradores que não querem sair de casa com seu veículo ou exageram no álcool além, claro, de ser mais um atrativo para o período junino.
Este ano a festa de São João de Uauá também terá uma atração há muito esperada, a festança contará com a presença de um de seus filhos mais ilustres, o cantor e compositor Nininho Tomás, que fará seu show no dia 16/06/13.
Nininho nasceu no Povoado Sitio do Tomas, em Uauá-BA. Tem como parceiros musicais Gereba e João Bá. O 5º Cd gravado em 2011, intitulado “Nininho de Uauá – Impar” teve a participação especial do grande Luiz Caldas.
Nininho é um dos realizadores e organizadores da “1ª Festa do Umbu”, hoje conhecida como “Festival Regional do Umbu”, e, também, do primeiro encontro “Uauá São Paulo”, “Encontro dos Povoados de Uauá em São Paulo”, “Encontro dos Baianos de Euclides da Cunha em São Paulo”, dentre outros. Participou da Primeira Virada Cultural de São Paulo; da novela da Rede Record “Metamorphoses” e do filme “São Paulo de Uauá”, da TV Cultura; Fez show em homenagem aos 60 anos da música “Asa Branca”, ao lado de grandes ícones da música brasileira; na “Celebração da Cultura Nordestina”; Show no mega evento “Super Cap de Ouro – O Oscar Brasileiro”, do Grupo Jornalístico Ronaldo Cortes. Foi imortalizado no livro “Sertão Musa”, do pesquisador e professor baiano Telito Rodrigues, dentre grandes nomes da música popular brasileira como: Rolando Boldrin, Tonico e Tinoco, Luiz Gonzaga, Xangaí, Patativa do Assaré e muitos outros.
O São João de Uauá acontecerá de 15 à 24/06 e terá as seguintes atrações: (15/06) Rennan Mendes, Santana “Cantador” e Bião de Canudos; (16/06) Oásis do Sertão, Nininho Tomás, Carlos Pita e Wilian Soares; (17/06) Os Três de Uauá, Débora de Uauá, Edson e Bruno e Herdeiros do Forró; (18/06) Cavachão, Lulu Guimarães, Cláudio Barris e Forró Amor em Dobro; (19/06) Tayllan e Bárbara, Amor Sem Segredo, Tom Bahia e Meninos do Forró; (20/06) Ditinho do Acordeom, Roberto Dantas, Márcia Short e Marcelo Silva; (21/06) Grupo Culturarte, Forró das Antigas, Flávio Leandro e Tinho do Acordeom; (22/06) Marcos Fonte Nova, Nilton Freitas, Trio Virgulino e Ranieri; (23/06) Macedos do Forró, Vulcão Aceso, Casaca de Couro e Tyrone Cigano e (24/06) Banda Peulee Brasil, João de Cabôco, Mares de Paixão, Aeronave do Forró e Raimundinho do Acordeom.
Parabenizamos o prefeito de Uauá, Sr. Olimpio Cardoso Filho, por sua luta para realizar os 10 dias do tão esperado “São João de Uauá”, pois todos sabem das dificuldades por ele enfrentadas devido a grande seca que vem castigando sua região. Parabenizamos também, o exaustivo trabalho do secretário de cultura de Uauá, Sr. Robson Rodrigues e desejamos muito sucesso a todos os envolvidos nesta grande festa.
Fonte: Blog “O Matuto”