Matéria do dia 12 de julho de 2016
São Paulo é a maior cidade nordestina do Brasil fora do Nordeste. Aqui vivem muitos que ainda lutam e defendem o forró autêntico, segundo levantamento realizado pelo Projeto “Espalha Brasa”. Com o passar do tempo, pelo modismo e também pelas novas tendências musicais, o forró tradicional perde espaço na mídia e nas contratações para o forró eletrônico e demais estilos que estão em evidência.
Por conta deste cenário, surgiu o projeto ‘Espalha Brasa’, idealizado por Zé Geraldo, produtor cultural, pesquisador e radialista, para resgatar, preservar e divulgar o forró tradicional por meio de shows gratuitos, debate, programas de rádio e da ‘Forroteca Espalha Brasa’, novo projeto de estímulo à leitura em bibliotecas que mescla forró com literatura.
Ao longo dos últimos anos o Espalha Brasa já realizou ações com os nomes mais importantes do forró tradicional, como Edson Duarte e Tiziu do Araripe em temporada no SESC, Anastácia, Trio Nordestino, os 3 do Nordeste, Trio Sabiá, dentre outros.
Este ano o projeto leva 24 trios de forró tradicional para apresentações gratuitas nas estações da CPTM. O projeto é patrocinado pela Prefeitura de São Paulo através do Programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais), e conta também com outras duas ações: a gravação de 40 programas de rádio Espalha Brasa, hoje já veiculado na web rádio Mano Véio Mano Novo e nas rádios UFSCar e Taperoá FM, e uma mesa de debate para o próximo semestre com produtores de forró e forrozeiros de São Paulo para aprofundar o diálogo sobre o cenário atual das produções visando fortalecer a presença do forró na cena cultural da cidade.
O Programa VAI é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo que tem o objetivo de apoiar financeiramente atividades artístico-culturais na cidade, fomentando e desenvolvendo o segmento cultural e proporcionando momentos de lazer à população. A estação Brás da CPTM recebeu a primeira apresentação no dia 29/06, dia de São Pedro, um dos santos do “São João”, com forrozeiros especiais: Trio Amizade e Bernadete França.
No dia 27 de Julho às 16:30 horas, o projeto prossegue na estação Santo Amaro (Linha 9-Esmeralda), com show de Nininho Tomás e Dedé Florêncio. O baiano Nininho Tomás junta-se ao paraibano Dedé Florêncio para fazer um mergulho nos forrós de todos os tempos e na boa música nordestina.
Ainda no dia 27/07 às 18:00 horas terá a apresentação do Trio Marrom. Com 33 anos de carreira, o trio é liderado por Curisco que durante 19 anos, foi músico do Dominguinhos. O grupo mantém a tradição do forró tradicional.