Encontros
Nininho Tomás e o Movimento Nacional dos Encontros
Nininho Tomás nasceu no povoado Sítio do Tomás, Uauá, cidade localizada no alto sertão baiano. O Artista é Cantor e Compositor, Produtor, Agitador Cultural e um dos grandes Expoentes e Poetas da nova Música Nordestina Nacional. Criador de um Movimento que se iniciou em São Paulo e se alastrou por todo Brasil, os famosos “ENCONTROS”, que nasceram com a alcunha de “regionais” e acabaram se tornando Eventos de Multidões e de grande cobertura na Mídia Nacional, tendo em Nininho e seus Parceiros como: Mano Véio e Mano Novo(Rádio Nativa FM), como grandes propulsores.
Nininho criou aproximadamente uma dezena destes “ENCONTROS” e ajudou ou fez parceria em muitos outros… chegando a se tornar a maior referência deste gigantesco movimento… Estes Mega Eventos com records de público, eram realizados uma vez por ano em data específica, num calendário que se repetiu por muitos anos consecutivos sem falhar nem um ano sequer.
A ideia surgiu em 2007 quando o Artista baiano convidou alguns amigos e conterrâneos QUE MORAVAM EM SP, para realizarem uma confraternização, um “ENCONTRO” na Capital Paulista, que deram o nome de “ENCONTRO UAUÁ SÃO PAULO”. Nininho queria juntar seu povo que vive em São Paulo para juntos relembrarem da terrinha distante, para rever os amigos, matar a saudade, comer a comida típica da sua região Nordestina, valorizar os artistas e a cultura de seu povo e divulgar, mostrar toda a beleza de sua cidade de Uauá para a Metrópole Paulista.
Com o grande sucesso obtido, Nininho passou a criar uma série de Outros “Encontros” e logo em seguida se juntou a MANO VÉIO e MANO NOVO da RÁDIO NATIVA FM(os maiores DIVULGADORES DA CULTURA NORDESTINA EM SÃO PAULO), e juntos catapultaram este movimento para a Mídia Nacional, chegando a parar bairros inteiros com congestionamentos a perder de vista nos dias dos Eventos. CONFIRA ESTA A HISTÓRIA COMPLETA ABAIXO:
Nininho Tomás realiza o “1º Encontro dos Povoados de Uauá em São Paulo” e faz homenagem a grande atriz de Uauá, Marlene França.
Nininho Tomás, Amado Batista, Edigar Mão Branca, Banda Rouge, Banda Djavú… fazem Show No Bahia Sampa com Mano Véio e Mano Novo (Rádio Nativa FM)
Nininho Tomás, Banda 100 Parea, Cristiano Neves e outros artistas fazem Show em S.P com Mano Véio e Mano Novo (Rádio Nativa FM)
Nininho Tomás, Adelmário Coelho e Dori Casanova no 4º Encontro dos Baianos de Lagoa do Pires e Região de Uauá em São Paulo
Nininho Tomás, Sílvio Brito e Buzão do Forró Fazem Show no Encontro dos Mineiros em SP com Mano Véio e Mano Novo(Rádio Nativa FM)
Nininho Tomás e Gaúcho da Fronteira num show histórico (Encontro do Povo do Sul em SP) Com Joel Marques e Luiz Cardoso
Show de Nininho Tomás, Banda 100Parea e Zezinho Barros em São Paulo”.
Nininho Tomás, Acácio (O Ferinha da Bahia) e outros Artistas fazem Show no Primeiro São João de Uauá em São Paulo
Nininho Tomás e Nelson Nascimento no “2º Encontro dos Baianos de Uauá em S.P
Nininho Tomás e Adelmário Coelho na 2° Festa do Bode de Uauá em Sao Paulo
Nininho Tomás e Frank Aguiar recebem o Troféu o Nordestino
Nininho Tomás, Anastácia, Cristiano Neves, Flor D’Açucena, Trio Sabiá, Big Dantas, Zé de Zilda Aboiador, nos Shows dos Encontros de Euclides da Cunha e Uauá em SP, com Mano Véio e Mano Novo(Rádio Nativa FM)
Show de Nininho Tomás e Trio Sabiá no Encontro Uauá São Paulo
Nininho Tomás faz Show no Encontro de Canudos em São Paulo
Show de Nininho Tomás, Gereba e outros na Primeira Festa do Bode de Uauá em São Paulo
Nininho Tomás realiza Projeto Histórico em SP (Show “Soul da Caatinga”)
———————————————————————————————————
Com Yamandu e Armandinho Macedo
Com Trio Sabiá
*Show Histórico “60 Anos da Asa Branca”
*Shows em Embu das Artes
*Na gravação do DVD do Trio Sabiá
Com Tato Falamansa
Com Oswaldinho do Acordeon
João Suassuna (Escritor):
“Gostei muito do CD e DVD do Nininho. A região de Uauá, na Bahia, terra do bode, é magnífica e o Nininho não só dignificou, mas difundiu também, e com muita maestria, a cultura do povo nordestino, na terra da garoa. Abraço fraterno.
Shila Joaquim (Atriz e Artista Plástica):
“Nininho Tomás, êta matuto bão!
E finalmente recebi o último trabalho de Nininho. É um álbum duplo contendo um DVD e um CD com uma capa primorosa de Gildemar. O CD traz uma coletânea das composições gravadas em outros trabalhos, já o DVD é o documentário feito por Hermano Penna. Tudo muito bem tratado, tudo muito humano e familiar.
São belas composições que dão uma dimensão do modo pelo qual Nininho enxerga o mundo, uma forma bem peculiar de identificar o amor e a mulher com elementos da natureza, a ligação do sentimento de tristeza e solidão com a devastação e a citação do elemento água como fonte de vida e prazer, mas, sem levantar bandeiras ou demonstrar engajamento político ideológico! É só a arte de Nininho e o modo pelo qual ele, como artista, se relaciona com o mundo.
Parece a mim que tudo em Nininho é sentimento, carne viva e fremente. Aquela sertanidade mista de imensidão e intimidade.
Uma das razões que aprecio o trabalho é por me fazer lembrar do valor do cotidiano. Meio Câmara Cascudo, meio Cora. Essas miudezas da vida sempre me interessaram. Já descobri que tudo que é grande é só um monte de coisinhas pequenas.
Outro elemento charmoso no trabalho é a sua maneira de se identificar e se localizar como individuo, dizendo sempre de onde vem, o que gosta e o que lhe toca. Além disso, esse artista tem um poder de aglutinar a sua volta gente de muita qualidade. No trabalho pode-se ouvir Gereba, Aleno Farias, João Bá, entre outros. Na verdade penso eu que Nininho é o matuto mais sofisticado que conheço, pois seu trabalho não é só mais um CD, mas, sim um trabalho em sintonia com o nosso momento, que vem com preocupação visual, musical e social além, é claro, de criar redes com outros artistas. Nininho, literalmente, afina-se com o mundo.
O DVD é um documentário tocante onde temos uma idéia mais clara do que é Nininho e o ambiente que o fez artista, sua identidade e suas referências, pois conhecer Uauá, cidade do sertão da Bahia, é conhecer um pouco de uma das histórias mais marcantes do Brasil que foi a Guerra de Canudos.
Nininho ainda não foi no Faustão e nem seu DVD tem chamadas nas emissoras mais assistidas, mas sua grandeza de artista desponta diante de alguns olhos mais atentos. Com certeza vale a pena conhecer seu trabalho e provar de sua sertanidade, pois ouvir Nininho Tomás é atrever-se a SER TÃO!”
Com Paixão Cortes
Com Vicente Barreto
Com Joel Marques
Com Luiz Cardoso
Com Amelinha
Com Rolando Boldrin
Com a jornalista e apresentadora Soninha Francine
Com o grande artista Bule Bule
Com Zé Ramalho
Com Trio Virgulino
Com Elba Ramalho
Com Frank Aguiar
Nininho Tomás encontra Perla na Rede de Televisão NGT
Nininho Tomás encontra Gilliard na Rede de Televisão NGT