Soul da Caatinga (Show Palestra)
Mano Véio, um dos maiores Radialistas e divulgadores da Cultura Nordestina em São Paulo, disse ao entrevistar Nininho em seu programa na Rádio Nativa FM: “Nininho Tomás não é um matuto besta é um matuto sabido, em qualquer lugar em que for se discutir o Nordeste e o Sertão, este Cabra é indispensável porque ele tem conhecimento de causa e sabe de cabo a rabo. Em qualquer debate, entrevista, programa de TV, palestra em escolas e Universidades… é só convidar e cutucar este homem, prá que ele possa debulhar cultura e conhecimento sobre o Sertão e a Caatinga”.
E de fato as composições de Nininho revelam imagens, fauna e flora da caatinga nordestina, os costumes e o viver diário de um povo, o relevo e a geografia de sua terra… Tudo isto está meticulosamente retratado em suas músicas, como se fosse um verdadeiro filme com extraordinária riqueza de detalhes. O músico nasceu e se criou em Uauá, cidade localizada no alto sertão baiano. Sua alma é CAATINGUEIRA e ele se tornou um dos maiores divulgadores e defensores deste bioma resiliente. Já foi dito muitas vezes que Nininho Tomás está para a caatinga assim como Almir Sater está para o Pantanal.
Conhecido como o Embaixador da Caatinga, este Artista especialista nato neste Bioma maravilhosamente mágico, está completando 23 Anos de estrada Musical com 6 CDs lançados, 1 DVD, incontáveis Shows realizados e muitas histórias maravilhosas para contar.
Nininho criou um Projeto Especial e escolheu realizá-lo no Dia Nacional da Caatinga, que é celebrado todo dia 28 de Abril. Já por 2 anos consecutivos o músico vem reunindo seu povo e seus fãs num concerto que tem encantado milhares de pessoas em São Paulo, e diante deste sucesso alcançado decidiu circular este Espetáculo pelo Brasil.
No SHOW PALESTRA “SOUL DA CAATINGA” Nininho Tomás conta histórias incríveis sobre o Sertão Caatingueiro e toca alguns clássicos do Rei do Baião Luiz Gonzaga, de Zé Ramalho e Alceu Valença… Tocando também suas principais canções autorais gravadas em seus 23 Anos de Carreira, como “NA SOMBRA DO UMBUZEIRO” e “MEU LUGAR”, Canções que foram trilhas sonoras de filme(TV Cultura) do Cineasta Hermano Penna(TV Globo), “AQUELE AMOR” (Gravada com Luiz Caldas), EU VIM DE LONGE e SOU DA MATA BRANCA(Gravada com Adelmário Coelho)…
Neste Projeto em especial Nininho Tomás(Voz e Violão) acompanhado por um Acordeonista, produzem um show autêntico, cultural, Inovador e realmente emocionante. Uma atração diferente e impressionante, Sucesso garantido em seu evento e sua cidade.
Veja neste Vídeo abaixo:
Repertório Soul da Caatinga
Sobre Nininho Tomás:
Nininho Tomás, cantor e compositor baiano nascido no povoado Sítio do Tomás, Uauá-BA. Seu 5º cd contou com a participação especial do grande Luiz Caldas, e tem como parceiros musicais: Gereba e João Bá. É um dos criadores dos encontros: Uauá São Paulo; Euclides da Cunha SP; Encontro dos Povoados de Uauá em São Paulo; Primeira Festa do Bode em São Paulo; São João de Uauá em São Paulo; Encontro do Povo do Sul em São Paulo e a Festa do Umbu (Uauá-BA), hoje conhecida como Festival Regional do Umbú”, em Uauá-BA.
Participações: Primeira Virada Cultural de São Paulo; novela da Rede Record “Metamorphoses”, do filme “São Paulo de Uauá”, da TV Cultura e do filme Carrosel da Imaginação de Mário de Almeida sobre o grande e saudoso poeta, ator, músico e contador de histórias João Bá; Show em homenagem aos 60 anos da música “Asa Branca”, ao lado de grandes ícones da música brasileira; Tributo ao rei do baião, na “Celebração da Cultura Nordestina”; Show no mega evento “Super Cap de Ouro – O Oscar Brasileiro”, do Grupo Jornalístico Ronaldo Cortes, Participou do Forró Espalha Brasa e Forró da Garoa nas Estações de Trem da CPTM, ambos patrocinados pela Prefeitura Municipal de São Paulo. Foi imortalizado no livro “Sertão Musa”, do pesquisador e professor baiano Telito Rodrigues, dentre grandes nomes da música popular brasileira como: Rolando Boldrin, Tonico e Tinoco, Luiz Gonzaga, Xangaí, Patativa do Assaré e muitos outros. Nininho tambés teve sua biografia escrita em forma de cordel pelo respeitado poeta e cordelista Carlos Silva.
Foi entrevistado por diversas vezes no Programa “Forró Nativa”, da Rádio Nativa FM da Rede Bandeirantes. Também foi entrevistado na Rádio Capital AM, no Programa “Caju e Castanha”; Rádio Trianon AM, no Programa “Brasil Tá na Moda”; Rádio Piquaraça FM, no Programa “Cantigas do Rei”; TV Rede Vida, no Programa “Viver e Conviver” e na TV Canal Rural, no Programa “Bom Dia Campo”.
Rede Social: https://youtube.com/@